Main menu

Biblioteca dos Trolls: Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho

Olá Trolls! Hoje é dia de um livro que li há muito tempo e quando digo “muito tempo” significa mais ou menos 10 anos. E é uma história real. A história do Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva.

Marcelo era músico e vivia em uma república com alguns amigos, fazia faculdade na Unicamp. Filho do político Rubens Paiva que desapareceu durante a ditadura quando tinha 11 anos. A mãe dele conta que é “dessas figuras fortíssimas, que transmite uma segurança incrível”.

A história de Marcelo mudou completamente no dia 14 de dezembro de 1979. Ele tinha 20 anos, estava se divertindo com os amigos e já havia bebido demais quando pulou com a pose do Tio Patinhas no lago e ouviu o som: biiiiiiin. O lago não era profundo, bateu a cabeça e fraturou a quinta vértebra cervical e comprimiu a medula. Não conseguia mexer nada do pescoço para baixo.

Finalmente chegou minha mãe, a primeira reação que tive foi a de sentir vergonha pela cagada que havia feito: me atirar num lago de meio metro, bêbado.

As visitas no hospital eram constantes, muitos recados de força chegavam até ele. Uma de suas amigas, a Veroca, leu para ele até que conseguiram um óculos que permitiu que ele pudesse ler deitado e ver televisão. Além disso, ele conseguia se divertir com as enfermeiras e enfermeiros.

Com o passar do tempo, Marcelo começou a mexer os braços e passou para a cadeira de rodas. Nesse momento, ele saiu do hospital e continuou o tratamento em casa, foi quando conseguiu comer, escrever e andar de cadeira de rodas sozinho. Depois, partiu para o tratamento em uma clínica especializada.

Não quero que as pessoas me encarem como um rapaz que apesar de tudo transmite muita força. Não sou modelo pra nada. Não sou herói, sou apenas vítima do destino, dentre milhões de destinos que nós não escolhemos.

Vale a leitura e a reflexão: não façam “cagadas”.

Ah, foi gravado um filme baseado no livro, ele é de 1987 e foi dirigido por Roberto Gervitz. Como eu não assisti o filme, não tenho como opinar a respeito, mas se você já viu, compartilha com a gente sua opinião.

Ficha Técnica
Título: Feliz Ano Velho
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Ano: 1982
Editora: Brasiliense
Páginas: 260

=) Até a próxima.

Uma aventureira que aceitou o desafio de se tornar uma blogueira - mas que ainda acha que não nasceu para isso.

FacebookTwitterGoogle+RSS
{lang: ''}