Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/caver963/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/caver963/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/caver963/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579
Biblioteca dos Trolls: Filhos do Fim do Mundo - Caverna do Troll

Main menu

Biblioteca dos Trolls: Filhos do Fim do Mundo

Salve Trolls! Continuando a colocar livros na Biblioteca dos Trolls vamos com uma das indicações do nosso querido TrollCast #36 – Dicas de Livros – Iniciantes. A dica foi dada pela Raquel do Pipoca Musical e é do livro Filhos do Fim do Mundo, de Fábio M. Barreto.

Existem vária formas de abordar o tema de apocalipse. Pode ser com uma terceira guerra mundial, com bombas nucleares para todos os lados. Pode ser por meios catastróficos e desastres naturais como dilúvios, quedas de meteoros, vulcões. Ou até mesmo, seguindo a modinha de hoje em dia, por zumbis. Existem claros, várias outras formas de se chegar num apocalipse.

ffm2

Filhos do Fim do Mundo

Em Filhos do Fim do Mundo, Barreto trouxe uma nova forma de se chegar num apocalipse. Imagine que em um determinado dia, todas as crianças com menos de um ano simplesmente morrem. E todas que nascem após este dia já nascem mortas também. Esta é a premissa do livro.

Neste mundo apocalíptico de Barreto, existe um personagem que é o Repórter. O Repórter acabou de voltar de uma cansativa viagem e está passando um tempo com sua mulher, que está grávida. E quando o mundo começa a ruir, ele tem agora duas missões: descobrir o que está acontecendo no mundo e garantir que seu filho nasça com vida.

Este mundo apocalíptico que Barreto cria é muito interessante e bastante discutido durante o livro, porque não está sendo tratado somente o caos que viraria o mundo, como intervenção militar, controle de informação, bloqueios e tudo mais, estamos falando de algo muito maior, que é o futuro da humanidade.

Analisando friamente, a essência de praticamente todo ser vivo da Terra é: nascer, reproduzir e morrer. Neste caso, retiramos o Nascer da lista. Em 1 século toda a população da Terra estará morta. Quem sabe um ou outro velhinho japonês sobreviva por mais tempo, mas não passará muito disto. Então o livro não é somente por uma procura de uma explicação para o que está acontecendo e sim, uma procura pelo futuro da humanidade.

Uma coisa que gostei bastante deste livro foi que ele começa já mostrando que algo de errado não está certo no mundo. Não há enrolações, contando toda uma história por trás para finalmente chegarmos no momento em que tudo começa a acontecer. O cenário já está lá pronto mas nem por isso, os personagens deixam de ser construídos. Uma característica é que os personagens não tem nomes próprios e são chamados pela sua profissão ou seu relacionamento com o personagem principal que é o Repórter. Por tanto temos o Repórter, a Esposa, o Filho, o Diretor, o Blogueiro e assim por diante. Pode parecer estranho no começo, mas confesso que ficou muito fácil gravar cada um na cabeça e tenho a imagem deles perfeita na minha cabeça também.

Recomendo esta leitura, gostei muito do livro dele e estou aguardando os próximos. Não sei se é o melhor livro pra ler à noite, pois quando começa a investigação é difícil querer largá-lo para ir dormir.

Ficha Técnica
Título: Filhos do Fim do Mundo
Autor: Fábio M. Barreto
Ano: 2013
Editora: Fantasy – Casa da Palavra
Páginas: 288

[]’ do Troll!

  • http://pipocamusical.com.br Raquel Moritz

    Eeeeeee, resenha de Filhos do Fim do Mundo!! Esse livro é fantástico, eu praticamente o engoli por causa da forma como foi escrito. É algo meio urgente, né? Não dá pra largar, hehehe. Essa coisa de não ter nomes é muito legal, e concordo contigo, a gente acaba se concentrando mais na história em si. Como pode né? Um detalhe tão pequeno, hehehe.

    Ótima resenha, Puri!
    Abração!

  • http://geekcafe.blog.br/ Murilo Lima

    Filhos do Fim do Mundo também está na minha lista de “quero MUITO ler”. Não vejo a hora de terminar os títulos que tenho aqui na fila para comprá-lo :)

    • http://www.cavernadotroll.com.br Puri

      Cara, realmente vale a pena! Muito boa a leitura!

FacebookTwitterGoogle+RSS
{lang: ''}