Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/caver963/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/caver963/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/caver963/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579
Jogos de Tabuleiro: Domínio de Carcassonne - Caverna do Troll

Main menu

Jogos de Tabuleiro: Domínio de Carcassonne

Fui conhecer “Domínio de Carcassonne” somente na versão Brasileira mesmo, lançada pela Grow recentemente, porém assim como o “Colonizadores de Catan” esse é mais um jogo alemão de muito sucesso pelo mundo afora. Criado por Klaus-Jürgen Wrede, o jogo ganhou o prêmio Spiel des Jahres, sendo o jogo do ano em 2001 na Alemanha.

Quando você começa a ler as regras e conhecer o jogo, pode até ficar surpreso com o fato de não existir dados e o tabuleiro que vem na caixa serve apenas para marcar a pontuação dos jogadores. Então além desse tabuleiro para pontuação, você encontra na caixa alguns Meeples (peões), e muitos Tiles, cartelas de terrenos.

O jogo possui umas regras que no início podem parecer complexa para quem está lendo e tentando entender, porém após jogar algumas partidas verá que a mecânica do jogo realmente é muito simples, e é aí que você começa a entender porque o jogo é tão famoso e ganhador de prêmios. O objetivo do jogador é fazer mais pontos do que seus adversários, e para fazer esses pontos deve ser colocados os Meeples em cima de uma cartela de terreno, sendo que cada Meeple pode assumir o papel de um Ladrão de Estrada, um Cavaleiro da Fortaleza, um Monge do Monastério ou um Fazendeiro dos Campos.

A cada rodada o jogador escolhe uma cartela de terreno que está com o verso voltado para cima, assim ninguém sabe qual cartela está escolhendo, e obrigatoriamente tem que encaixar essa cartela em alguma outra que já está colocada na mesa, aumentando assim o “mapa” que está sendo formado. Após colocar a cartela o jogador “pode” colocar um Meeple nessa e somente nessa cartela que ele acabou de colocar. Dependendo do lugar que o Meeple foi colocado, há uma pontuação diferente para ele, então saber onde colocar a cartela e saber definir qual a melhor “função” para o seu Meeple, é o que irá garantir boas pontuações e consequentemente a vitória no final do game.

O que chamou bastante a minha atenção para esse excelente jogo é, primeiro o fato de não haver dados, algo que aqui no Brasil estamos muito acostumados com os jogos de tabuleiro, e segundo é o fato da estratégia estar em primeiro lugar, o fator sorte só atua no momento de você pegar uma cartela, mas mesmo assim é mínimo, pois toda cartela pode ser encaixada em algum lugar, cabendo a você escolher o melhor lugar e posicionar o Meeple da melhor forma possível. Portanto o Domínio de Carcassonne está aprovado e está entre os top jogos de minha preferência.

Você encontra “Domínio de Carcassonne” na Tabulandia, Jogos de Tabuleiros por R$ 62,90 até o final de 2012 pelo menos.

Características
Fabricante: Grow
Faixa etária: a partir de 8 anos
Número de jogadores: 2 a 5

Para acessar as regras do jogo clique aqui!

E o vídeo do pessoal da aBoard Games explicando muito bem a mecânica do jogo:

[]’s do Troll

Aficionado, colecionador, jogador e vendedor de Jogos de Tabuleiros. Jogador e Mestre de RPG (principalmente D&D) e de games em geral (FPS, Futebol, Aventura, Estratégia...), mas com preferências de jogos multiplayer! Fã de filmes como Senhor do anéis, O Hobbit, Gladiador, Coração Valente... E de histórias, livros, filmes, miniaturas ou qualquer outra coisa sobre Dragões! " E que as nossas barbas nunca fiquem ralas"!

Website: http://www.cavernadotroll.com.br

  • http://www.cavernadotroll.com.br Puri

    já joguei esse jogo e realmente eh mt bom!

    dá pra se divertir bastante com ele 😀

  • ONAI ONAI

    Interessante, estou pensando em adquirí-lo. Boa resenha.

FacebookTwitterGoogle+RSS
{lang: ''}