Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/caver963/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/caver963/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/caver963/public_html/wp-includes/plugin.php on line 579
As Novidades do Android - Caverna do Troll

Main menu

As Novidades do Android

Salve Trolls! Esta semana que passou, aconteceu o Google I/O, o evento da gigante para apresentar algumas novidades a respeito dos seus ecossistemas. Estes incluem Android, Chromecast, TV e outros.

Android L

Android L

Android L

Primeiramente, vou falar da novidade que mais me agradou, o novo Android! Por enquanto ele está sendo chamado apenas de Android L, mas eu duvido que este seja o seu nome real, logo deve ganhar um batismo. A grande novidade desta versão é a nova interface, mas não somente mudanças de layout e deixar as coisas mais flats ou mudanças de ícones, mas uma mudança real no modo de usar o Android.

A ideia é fazer com que o usuário tenha uma excelente experiência com o Android independente de aparelho. Para isto, há uma integração maior dos aplicativos com o aparelho, por exemplo, cada aba do Chrome agora aparecerá como um processo e se integrará melhor ao Google Maps. O Google Now agora pode ser ativado de qualquer lugar e não somente do desktop.

Outra grande novidade é uma forma nova de desenvolver aplicativos, com uma API nova chamada de Material Design. Com esta API, o Google quer padronizar ainda mais a forma como os aplicativos são feitos, disponibilizando padrões, ícones e recursos que facilitem bastante a vida do programador.

Material Design

Material Design

Além disto, esta API trabalhará melhor como cada pixel é apresentado ao usuário. Na visão deles, o pixel vai ganhar uma profundidade, ou seja, se algum objeto estiver acima dele, ele vai saber e vai se comportar de uma forma, isto de forma automática. Os pixels vão saber que há outros do lado dele também, por tanto ao remover um componente, eles “sabem” que precisam preencher aquele espaço vazio e assim por diante. Tudo isto, garante o Google que estará disponível nesta nova versão e será tudo feito com muita animação, para que o Android deixe de ser algo fixo. Garantem ainda que tudo irá rodar a 60fps!

Esta nova versão chegará somente no final do ano, primeiramente para os dispositivos Nexus 5 e 7. Foram feitas outras mudanças também, mas como são tantas não tenho como passar por cada uma, mas uma que me interessou bastante também é que agora a própria tela de bloqueio terá uma função mais ativa, mostrando notificações e já integrando com os aplicativos. Esta versão foi lançada antes justamente para que os desenvolvedores possam deixar seus aplicativos bem adaptados a ela.

Uma outra questão que foi lembrada é o consumo de bateria, que deve sofrer uma boa melhoria. Aqui eu sempre desconfio um pouco, mas vamos torcer para que sim. E falando em uma parte mais técnica, os aplicativos agora serão pré-compilados no celular, desta forma abrir eles deve ser muito mais rápido do que é hoje em dia.

Android One

Android One

Android One

O Android One para mim também é uma grande novidade e merece uma atenção especial. Novamente, vamos bater naquela tecla: qual o maior problema do Android? Fragmentação. O que é isto? Basicamente, o Android roda em tantos celulares, que ele está divido em várias versões, desde o Android 2.2 até o Android 4.4.4. Mas por que as pessoas não atualizam seus celulares? Porque depende de fabricantes, que não querem atualizar e de operadas, que também não querem atualizar, afinal eles querem vender celulares novos.

A ideia deste projeto novo, é disponibilizar de uma forma barata e muito acessível, um celular que será atualizado constantemente, com garantia Google. É como se fosse uma linha Nexus, porém a sua versão simples. Para ter uma ideia, estes celulares terão visor de 4,5 polegadas, entrada para dois chips e slot para cartão SD.

O Google apresentou estes celulares, como uma forma de alavancar suas vendas em países emergentes, como Índia e China. Duas empresas já possuem parceria para fabricá-los e logo deve chegar a estes mercados. O que eu penso realmente com isto, é que é uma forma da Google mostrar para as fabricantes que é possível sim manter os seus aparelhos atualizados, basta ter vontade. Não sei se vai ter este efeito, mas eu gostaria muito que causasse isto.

Android Wear

Android Wear

Android Wear

O Android Wear é um braço do Android que foi desenvolvido especificamente para aparelhos wearables, ou seja, aparelhos que você veste. Exemplo: a grande moda, relógios, ou smartwatches.

E qual o seu diferencial? Primeiro ele foi todo repensado para que você consiga utilizar um touch em algo tão pequeno e também pensando para facilitar o seu uso, afinal, aqui cada toque, cada movimento deverá ser otimizado ao máximo. Segundo, ele não pode consumir tanta bateria quanto um Android comum. Afinal, bateria ainda é um grande vilão destes dispositivos.

E terceiro, as fabricantes que quiserem utilizar este Android, não poderão alterar ele. Elas ainda poderão adicionar suas marcas, aplicativos e tudo mais, mas a ideia do sistema será a mesma para todos. Isto porque o Google não quer que os fabricantes dificultem toda a experiência que eles demoraram tanto para conseguir. Eu concordo. Estava na hora de colocar alguns limites para estas empresas.

Para mostrar este novo Android, foi lançado o Moto 360, um relógio da Motorola que é bonito até. Neste vídeo dá para ver uma pessoa utilizando. Eu ainda acho um dispositivo desnecessário, mas há quem queira, vai entender…

Android Auto

Android Auto

Android Auto

Podemos ver que Android está agora em todos os nomes de produtos do Google. O Google Auto, como já deve ter deduzido, é um Android específico para automóveis. Ele não é totalmente uma novidade, já existem alguns carros que utilizam ele, mas agora ele vai ser oficialmente disponibilizado para qualquer montadora.

A diferença dele é que você usa ele com comandos de voz. O foco deles é que você não precise utilizar as mãos para mexer nele, afinal, sua atenção deve estar em dirigir. Você pode atender ligações, mandar mensagens, e-mails, acessar o mapa e tudo mais. Como ele faz isto? A partir do seu celular. Sim você precisa ter um celular conectado a ele, e quando digo conectado, é via cabo mesmo.

Por enquanto ele virá em carros da Chevrolet, Audi e Hyundai. Sabe-se lá quando chega no Brasil, então não acho que adianta ficar muito empolgado no momento. Este é outro produto que as fabricantes não poderão mexer.

Android TV

Android TV

Android TV

Android TV é o relançamento de um outro produto da Google, o Google TV, que foi um fracasso. Eu nem ia colocar ele na lista porque eu achei ele bem mais do mesmo. É o Android, mas agora na sua TV, tentando transformá-la em uma Smart TV.

Um diferencial, é o Google Cast, que permite você transferir sua tela do Android para a TV. Legal. Está rolando também informações de que junto da Razer, será lançado um console Android já com a Google TV integrada. Vamos ver.

Nexus e Android Silver

Hoje em dia, o Google tem um programa chamado Nexus. São celulares e tablets que possuem o Android puro e recebem atualizações diretas do Google, desta forma, sem ficar preso a fabricantes. A cada geração, uma empresa fica responsável de fazer estes aparelhos.

O Android Silver é bem parecido com o programa Nexus, só que aqui, qualquer empresa pode participar, desde que cumpra alguns requisitos, como deixar o Android mais puro. Desta forma, estes aparelhos terão atualizações constantes da Google e poderão ser fabricados por qualquer um.

A grande questão que ficou no ar é que com isto, a Google mataria o programa Nexus e deixou muita gente desesperada e por isso o líder desta divisão Nexus acalmou a galera dizendo que este programa continuará existindo sim! Ótimas notícias!

Eu acho esta iniciativa muito boa, porque tem gente que é muito ligada a marca e quer ver o seu Samsung, HTC ou seja lá o que com a última versão do Android.

Estas são algumas novidades que foram apresentadas e que eu achei interessante trazer para vocês. E o que vocês esperam desta nova versão?

[]’s do Troll!

FacebookTwitterGoogle+RSS
{lang: ''}