Main menu

Suporte Android x Suporte iOS

Salve Trolls! Aqui na Caverna, tanto o Troll Puri quanto o Troll Felipe possuem celulares com Android. E sempre que chega aquela hora de trocar o tão surrado celular, vem a famosa dúvida: comprar um iPhone com iOS ou um celular com Android?

Falando particularmente: eu quero muito ainda ter um iPhone, porque quero conhecer o ecossistema completo e quero ter a experiência de usar um por mais de um dia. Quero usar por um ano, para ter uma boa ideia de como é realmente usar um iPhone. O problema é claro, é o preço que sempre me leva pro Android por oferecer soluções mais baratas.

Comecei a usar o Android na versão 2.3 e atualmente estou na versão 4.3, graças a uma troca de ROM, ou seja, estou usando um Android personalizado pelo CyanogenMod, porque o meu Samsung Galaxy S2 parou de receber atualizações há um bom tempo. E isto me deixa muito frustrado com os celulares rodando Android. É a famosa fragmentação do mercado Android. Falei um pouco mais sobre a fragmentação aqui.

Google-Plus-KikKat-PageKunnath Rajendran também estava com a mesma dúvida: comprar um iPhone ou um Android e baseado em um gráfico que ele viu há dois anos atrás, ele resolveu atualizar o gráfico e tirar suas próprias conclusões sobre qual escolher. No caso ele ficou com iPhone. Eis o gráfico

iosxandroid

O gráfico pode parecer um pouco confuso, mas é muito explicativo. Ele está divido em na parte superior os iPhones e na parte inferior alguns celulares que são ou foram topos  de linha rodando Android. Está dividido ainda em anos desde o lançamento do celular e para ser mais justa a comparação, só entraram para a lista celulares com mais de 1 ano de vida, por tanto nada de Galaxy S4 nem iPhone 5s.

E o gráfico está ainda divido por cores. Conforme explica ali, o que ele quis mostrar é em qual versão está cada celular. Ou seja, o iPhone 5, lançado a 1 ano e 2 meses, está na última versão do iOS. Já o Samsung Galaxy Note 2, que foi lançado depois do iPhone 5, está uma versão atrás e chegou a ficar 2 versões atrás por um período de tempo.

ios7

Agora que você entendeu como ver o gráfico, fica muito fácil de tirar uma conclusão sobre qual celular apresenta um suporte maior às versões mais novas de seus sistemas operacionais móveis.

Alguns fatos interessantes que Kunnath levantou com esta pesquisa sobre celulares com Android:

  • 10 de 16 dispositivos foram descontinuados em menos ou igual a 1 ano de lançamento;
  • 6 de 16 dispositivos nunca estiveram com a versão mais recente do Android;
  • Nenhum dos 12 últimos celulares, recebeu atualizações por mais de 2 anos. Salva-se nesta lista os 4 primeiros que está prometido que irão receber atualizações por pelo menos 2 anos, mas temos que esperar pra ver se isto realmente acontecerá;
  • Google Nexus foi o celular que ficou mais tempo atualizado, 1 ano e 10 meses.

E alguns fatos sobre os iPhones:

  • iPhone 3GS ficou na versão mais recente por 4 anos e 3 meses. Somente com o iOS7 que ele parou de receber atualizações;
  • iPhone 3GS e iPhone 4 foram descontinuados 3 anos e 4 meses após os seus lançamentos.

Obviamente é nítido que existe uma diferença brutal entre o suporte de Android e iOS. Agora fazendo uma análise pessoal sobre tudo isto que foi falado até aqui. O que vale ressaltar bem é que a Apple é uma empresa de hardware e não de software. Pode não parecer muito mas isto gera uma diferença enorme na forma como ela pensa os seus produtos.

Como somente a Apple fabrica seus hardwares, ela tem controle total sobre eles e pode projetar o seu software focando para tirar o máximo de proveito do hardware, pode espremer ele até o limite, como no caso do 3GS.

iphone-3gs

Como o Android é feito para qualquer celular, desde do mais básico com pouca memória e processamento até o mais topo de linha, obviamente a Google tem que fazer de tudo para que o Android 4.4 rode bem em todos estes celulares e ela ainda não consegue fazer isto de uma forma satisfatória, o que nos leva a um outro problema, que é novamente a fragmentação do Android.

Quando a Google deixa que a Samsung ou LG ou qualquer outra empresa customizem o Android que virá nos seus celulares, ela está fazendo duas coisas: dando poder para que a empresa consiga fazer o Android rodar melhor ainda no seu celular, tirando proveito máximo do hardware. Infelizmente isto não acontece e o que vemos em geral é uma versão mais pesada e com mais bugs.

A segunda coisa é perder o controle do Android, ou seja, quando ela lança uma versão nova ela tem que esperar a boa vontade da empresa montadora em gerar uma nova versão do Android especificamente para seus aparelhos e isto faz com que a adesão de novas versões seja mais difícil ainda.

E por que a Google ainda permite esta prática? Simples, porque ela é obrigada. O que muita gente pode não saber do Android é que ele não 100% do Google. O Android foi adquirido pela Google e mais algumas outras empresas e o que ocorreu é que a Google ficou como líder do projeto, cuidando do desenvolvimento. As outras empresas ajudam com desenvolvimento e hardware principalmente.

Outro ponto desta pesquisa que eu quero ressaltar também, é que não é só porque o iPhone 3GS estava com a última versão do iOS que ele era perfeito, fluído e maravilhoso. A experiência com certeza é muito diferente entre um iPhone 3GS e um iPhone 5 rodando a mesma versão. Eu vi algumas pessoas usando um 3GS com iOS 6 e eu digo que eu não usaria um celular daquela forma.

Por tanto estar sempre na última versão não significa estar tirando maior proveito do sistema operacional ou do celular e eu acho que esta é uma questão a ser levada em conta também, mas claro que isto será diferente de pessoa pra pessoa, por tanto fica difícil avaliar de uma forma sistemática.

Nexus 5

Espero ter ajudado, ou confundido ainda mais, vocês na escolha do seu próximo celular. Se você é do time Apple, não custa um dia pegar um Android e dar uma chance a ele, quem sabe você não se surpreende? E se você é do time Android, talvez guardar um pouco mais de dinheiro e comprar um iPhone possa lhe surpreender também :)

Fontes: fiddlee, MacMagazine.

[]’s do Troll!

FacebookTwitterGoogle+RSS
{lang: ''}